Normalmente eu falo aqui de assuntos que me pertubam, coisas que acho importante opinar, mas hoje vou falar de um assunto gostoso, ameno, vou começar falando de uma menina, uma aluna minha chamada Ticiane, falo dela porque pra mim ela tem uma representação importante, é uma aluna do ensino médio, sou professor de Filosofia, é uma dos meus muitos alunos.
O significado do nome Ticiane é Venerável, mas o que é venerável? qual o significado? adj. Digno de veneração; respeitável: mestre venerável.
Muito interessante, porque dá certinho para o assunto que escrevo agora. Vou falar de Professor/aluno, aluno/professor.
Tem lugares no mundo onde a figura do professor é a mais importante, é uma figura VENERADA, é um ser VENERÁVEL.A Ticiane é uma menina muito educada, respeitadora, uma ótima aluna, é uma pessoa que demonstra vontade de saber, pergunta, é uma pessoa com quem converso sempre, diz ela que gosta muito de mim como professor, acredito e digo o mesmo pra ela, a respeito muito.
Eu digo a ela que gosto de elogiar aquilo que vejo de bom numa pessoa, acho importante porque, muitas vezes, a gente não tem outra oportunidade de dizer sobre o que a pessoa fez de bacana, de agradável, em filosofia o hoje é importante, o instante que se vive é importante.
Já lecionei em várias escolas, tenho alguns nomes que marcaram muito em mim: são muitos nomes, pessoas bacanas que me deixam muito contente ao lembrá-los, porque, hoje em dia, ser professor não é simplesmente chegar e despejar um caminhão de conteúdo para os alunos, a escola é um espaço onde o professor é um mediador, é um promotor de atividades, é um mediador dos vários saberes, o saber que ele traz para os alunos, o saber que os alunos trazem para o professor e para a escola em si, a educação é uma coisa complexa, é preciso o respeito, a vontade, a dedicação, a amizade, o carinho, o respeito.
Ticiane, menina bacana e respeitosa, você nesse intante, nesse texto reperesenta os meus alunos que me querem bem, que se dedicam, que me auxiliam, que fazem com que eu me sinta bem em poder estar encontrando um aluno que sinto que está tendo o prazer da minha aula, o prazer de escutar, de ler, discutir, de falar, de aprender e ensinar, nesse mundo tudo é um ir e vir, é um todo, o professor não existe por si só, precisa do aluno, o aluno precisa do professor, que, muitas vezes, é aluno também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário