segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Guerras, por quê?

Esses dias tem se falado muito  sobre o 11 de setembro, já se vão 10 anos do acontecido.
De lá para cá, o que mudou em mim, no que progredi ou regredi?
Sei que o ser humano regrediu, é igual um cara, fica 10 ou 15 anos preso, a gente acha que o cara vai ser outra pessoa, quando sai, volta pior do que foi e cometendo os mesmos crimes e alguns até piores.
As vezes penso, justiça nessa terra não há, tem gente boa que vai embora cedo ou sofre pra caramba pra morrer, enquanto alguns que não valem nada, vivem uma vida aparentemente gostosa, cheia de "gozo", põe gozo nisso!
Eu tava vendo um documentário sobre a guerra do Iraque, que coisa revoltante, sobre o Afeganistão, que coisa revoltante, não há bom, não há ninguém melhor que o outro na guerra, é pura crueldade.
Eu, ontem, tava conversando com meu pai e falei: Pai, vai dar um docuntário na Globo News sobre a guerra do Iraque, quando começou eu falei pro meu pai: tira daí, credo, meu Deus, eram cenas de dar revolta, cenas de chorar!!!! é triste, "O homem é lobo do homem" mesmo...
Quem é espírita, eu não sou, fala que tudo é um aprendizado, é coisas por qual temos que passar, é uma forma de crer, no meu ponto de vista, é um consolo pra poder entender o porquê das coisas, porque explicar pela razão, não há razão que explique tanta crueldade, ganância, preconceito, vingança, ira, guerra... 
A derrubada das torres gêmeas, do pentâgono, do outro avião, claro que foi um atentado revoltante, todo atentado é revoltante, é quando o ser humano perdeu toda a capacidade de dialogar, só sobrou dentro dele o pior, a violência. Revoltante, pra mim, também é quando homens ditos sábios, dirigentes de nações ricas, ao invés de "lutarem" pela paz, lutam por fazer guerras. Se vermos os Estados Unidos hoje, sua situação está ruim porque investiu tanto em guerra que ficou sem dinheiro, mas mesmo assim, quem manda é quem pode mais e no mundo atual e de sempre, manda quem tem poder, força.
Uma cena marcante da guerra do Vietnã é quando uma menininha correndo nua toda queimada foge com seus irmão e outras crianças dos bombardeios. O mundo continua o mesmo, homem continua cruel, até piorou.
Eu tava assistindo um ducumentário e tinha a entrevista de um soldado americano que se revoltou contra a guerra, falava ele que  espera que o Bush nunca tenha uma noite de sono tranquila na sua vida, Deus que me perdoe, mas penso igual, que ele tenha noites sem paz!!!!

Nenhum comentário: