Nos últimos anos aumentou muito as formas de comunicação, é telefone com mais facilidade, celular, internet, chat, e-mails, Messenger, etc, e inúmeras maneiras de se comunicar, mas, apesar de toda essa tecnologia a nosso favor, o número de pessoas tímidas não diminuiu.
Não se tem um estudo que comprove se a genética é responsável também pela timidez, há indícios que sim, mas, não há nada conclusivo. O que podemos dizer é que há uma boa parte da timidez que vem pelo meio, ou seja, o ambiente no qual crescemos tem um peso muito grande na timidez. Crianças que tenham pais muito rígidos têm a probabilidade aumentada em serem adultos tímidos.
Quando a timidez atrapalha?
R. Atrapalha quando temos que demonstrar algo que sabemos e dominamos, mas por causa da timidez, não conseguimos desempenhar um papel à nossa altura, não conseguimos arranjar uma namorada ou um namorado ou quando vamos ver um emprego não conseguimos falar de forma espontânea, ou numa dinâmica de grupo nos sentimos muito presos e não conseguimos relaxar, nos soltar.
O tímido é muito rígido com ele mesmo, sempre acha que tem de fazer algo da melhor maneira e acha que os olhos de todos sempre estão voltados para ele, muitas vezes, não consegue fazer coisas das mais simples , como dançar, cantar em um Karaoquê de maneira descontraída, brincando, leva tudo muito a sério.
Todos nós quando temos que fazer algo que não estamos acostumados, com certeza, sentiremos medo, teremos medo de errar, por exemplo, peça a um advogado para que cante, pode até ser que um ou outro consiga ir bem, mas o seu grau de ansiedade será muito maior do que se tivesse que falar em público ou se pedíssemos a um cantor para que discursasse, ocorreria o mesmo.
A timidez não é uma coisa ruim, má, ela serve de parâmetro para o nosso conviver social. Imagine você sem nenhum grau de timidez como seria, é preciso que exista um freio porque se não houvesse, onde iríamos parar? Quando existir o exagero, aí sim, devemos nos preocupar com a timidez, mas um pouquinho todos nós temos.
Existem casos muito interessantes de pessoas super tímidas que ao desempenharem um papel, por exemplo, cantores ou atores quando sobem ao palco se transformam, parecendo até que são outras pessoas, isso é muito comum.
Uma coisa muito importante é que você procure vencer sua timidez, enfrente os desafios porque se expondo você tenderá a ter mais auto confiança e conseguirá levar uma vida super normal. Tente, na medida do possível, se cobrar menos, levar a vida de forma um pouco mais "relaxada". Logicamente, ninguém muda de uma hora para outra, mas com o passar do tempo você irá conseguindo se soltar.
Analise você mesmo, como você é agora e como era no passado, todos nós mudamos, só não muda quem já morreu. Como todos nós estamos vivos, todos estamos suscetíveis à mudanças e a procurar mudar os nossos comportamentos que nos incomodam.
Resumindo: Procure se expor, saia, enfrente os obstáculos, seja menos rigoroso com você mesmo, você crescerá muito. Se a timidez estiver te atrapalhando muito procure ajuda de um psicólogo, ou frequente algum grupo que tenha as mesmas dificuldades, dá para se aprender muito com a troca de experiências.
Um comentário:
Olá Levy!!!
Concordo plenamente.
Acredito que a timidez também se desenvolva quando a pessoa tem uma auto-estima baixa. Esta pessoa pensa que não está à altura das outras pessoas e por isso prefere ficar fora dos holofotes. Por não expressar seus sentimentos e mesmo conversar por medo de decepcionar ou de causar uma má impressão, acaba sendo anti-social e deixando de fazer amigo e ter novas experiências.
Para os tímidos deixo um conselho: Vivam! Aproveitem a vida e todas as pessoas que participam dela porque são as pessoas e as experiências que nos fazem o que somos. Aprendemos e crescemos com todos e tudo o que nos acontece, seja ruim ou bom.
E não tenha medo de decepcionar ou das pessoas não gostarem de você! Seja você mesmo e terá ao seu lado somente quem lhe quer bem pelo que você é!
Talita
Postar um comentário