sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sol e chuva são para todos!

Nossa!! parece que foi ontem que eu estava assistindo a São Silvestre e à noite vendo a queima de fogos na passagem do ano. O mês tá terminado!

A gente não dá conta de quantas coisas aconteceram nesses dias, é muitas coisas que acontecem com a gente e coisas que acontecem com os outros; é enchente ali, aqui, escândalo lá, Obama de um lado, Bush do outro, muitas informações que nos chegam, informações que podem nos fazer bem ou muito mal...

Eu tenho um amigo que me falava: Levy, por que velho gosta de ver coisas tristes? eu perguntava? Velho gosta de ver coisas triste? ele dizia: "Gosta!! minha mãe, por exemplo, gosta de ver na televisão esses programas que mostram desgraças, tragédias..."

Eu ficava pensando, por que o ser humano é assim? parece que se dá o mesmo que acontece com o fofoqueiro, ou seja, quando falo da vida alheia, não vou precisar falar e nem pensar sobre a minha, tanto que existe um jargão que diz: " macaco só vê o rabo do outro", acredito que quem tem essa morbidez de ver desgraça, crimes, mortes, locutor berrando, repórter fazendo voz de triste, no fundo, parece que vendo a desgraça alheia, estarei (me sentirei) imune de que isso aconteça comigo, só com os outros acontecem, desastre de automóvel, comigo não acontece, comigo não...!!!! se ver essas coisas diminuísse a incidência, por exemplo, acidentes de automóveis, não seriamos recordistas de tantos desastres desse tipo, ver não adianta nada, não nos educa...


Acho que tudo isso passa por uma questão de cultura, ética, ou seja, todos somos iguais e responsáveis pelo que acontece, a consciência de que somos iguais parece que não pegou até hoje numa boa parte de seres humanos, o que acontece com ele, acontece comigo, coisas boas acontecem, coisas ruins também, o sol e a chuva são para todos.

Nenhum comentário: