sábado, 14 de junho de 2014

Futebol é o ópio do povo.

Diz Karl Marx que a religião é ópio do povo, embora eu creia em Deus, concordo com ele em gênero, número e grau, mas o tema que vou falar não tem nada a ver com religião, mas tem a ver com sermos levados a não pensar, sermos levados pela mídia a não sermos nós mesmos, mas levados a termos uma identidade grupal.
O futebol no Brasil sempre foi um meio de nos enganar, ultimamente muito mais... o grande Millôr Fernandes já dizia há muito tempo que "O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia.", concordo plenamente com ele, se antigamente era assim, imagine agora na época da tecnologia, onde tudo o que acontece do outro lado do mundo chega a nós imediatamente e tudo no mundo gira em torno do capital, gira em torno do dinheiro.
A FIFA nos últimos anos cresceu muito e fez com que o futebol se tornasse o esporte mais querido no mundo, não há onde o futebol não chegue hoje, são bilhões de telespectadores, são bilhões em lucro.
A questão do futebol é muito interessante porque ao vermos meninos pobres se tornarem ídolos mundiais e milionários, isso mexe com a fantasia de milhões de meninos que sonham chegar no mesmo patamar, então o futebol mexe intimamente com a fantasia de milhões. São criados ídolos, onde se mostra o dinheiro, a fama, a mansão, as mulheres, ou seja a conquista de bens de coisas que todos os homens e meninos sonham.
Se somos levados a esquecer a nossa própria vida em detrimento do futebol esse é o lado ruim desse esporte tão lindo, mas o que quero deixar aqui é que devemos ser nós mesmos, termos opinião própria, sabermos refletir sobre o porquê das coisas, sabermos definir o que é bom para nós (pra mim) o que é importante que eu faça. O que eu gosto o que me dá prazer até que ponto é usado por outros para me fazer de bobo? fazer com que eu torça e chore por coisas que não são as mais importantes na minha vida, as coisas importantes são várias, o futebol, o esporte, a música são coisas que enriquecem o nosso viver, mas não são a nossa vida, nossa vida é muito maior que essas coisas.
Legal que hoje em dia a nova geração está muito mais ligada, percebem muito mais os desatinos, mas mesmo assim, há muito incautos que se deixam levar pela camiseta de um time, demonstrando todo o seu amor ou o seu ódio, esporte não é isso, esporte é para sublimar o ser humano e mostrar o quanto nós humanos somos importante um para o outro e que a competição em campo, é só em campo; o que passar disso é idiotice de pessoas que tem suas vidas tão vazias que passam a dar valor na cor da camisa de um time de futebol.
Claro que na copa do mundo torço pela seleção brasileira, mas ganhar e perder faz parte do jogo.
A época do "para o povo pão e circo" já passou, mas tem gente que ainda gosta de ser feito de palhaço nesse circo que é nosso mundo capitalista.