quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O mito da caverna

A internet nos proporciona o conhecimento, a informação, se olharmos a narração (mito) da caverna, somos nós mesmos, somos aquele prisioneiro que descobriu que onde vivia, não era o único mundo, o mundo é muito mais do que sombras, o mundo é luz, o conhecimento é luz, muitas vezes, estamos de costas para o que acontece e ficamos sem saber o que acontece no mundo, o que acontece à nossa volta. Antes da globalização, o mundo era muito grande, agora é uma aldeia, as distâncias, no que se refere a informação, não existem mais.
Se soubermos usar esse bem, a informação, se soubermos filtrar o que nos é bom, nosso mundo físico, nosso mundo interior pode ficar muito mais rico, podemos viajar, aprender, namorar, se comunicar, ver, etc... é muito vasto o campo que a tecnologia nos proporciona. Se pensarmos o que era há uns 40 anos, foi uma mudança de 180 graus, tudo é mais rápido, tudo acontece agora!
Todo profissional, seja qual for sua área de atuação tem que estar conectado, tem que sair da caverna e ver que o mundo é belo, grande, lindo. O legal de tudo isso é que o final pode ser alegre porque a informação é democratizada, é para todos, todos tem o direito de saber as boas novas, ainda que, às vezes, nesse nosso mundo, assim como o prisioneiro da caverna, a gente pode ser hostilizado porque quem traz a informação, quem tem o conhecimento, quem sabe as verdades, muitas vezes, não é bem recebido, é louco, excentrico, é alguém que quer corromper.
Nós temos esse bem (a informação, o conhecimento) o tempo todo, é uma ferramenta que faz parte da nossa vida, faz parte do dia-a-dia de cada um, principalmente os jovens que sabem o quanto é importante estar ligado, ser conhecedor da tecnologia, saber se comunicar com o outro lado do mundo é importantíssimo, vamos navegar pelas ondas da internet porque poderemos aportar em portos de mares nunca d'antes navegados, vamos ver nossos filmes, vídeos, livros, revistas, vivemos numa era multimídia!
O conhecimento é luz, mas voltando a um tema escrito anteriormente aqui no blog, "só é útil o conhecimento que nos torna melhores", ou seja, saber por saber, não adianta... o senso critico nunca poderá sair de nós, é ele o nosso filtro, é ele que nos traz a luz com proteção, ele senso crítico que nos conduz ao bom caminho, o conhecimento ilumina nossa jornada, é o sol que nos tira da nossa vida de trevas.